Este fórum tem como objetivo principal a participação da população barroquense na discussão de diversos assuntos e temas assim, com participação popular poderemos buscar a solução para uma séria de questões.
Regras:
Não serão publicados comentários que no seu conteúdo ofenda, ameace ou acuse sem as devidas provas.
Só serão aceitos comentários que aborde de forma inteligente e crítica assuntos e temas.
Não serão publicados comentários que trate de questões pessoais.
Só serão aceitos comentários com identificação.

As regras não têm a finalidade de censurar opiniões e sim busca qualificar o conteúdo das discussões e debates.

Rubenilson Nogueira





terça-feira, 3 de agosto de 2010

TEMA DA SEMANA: Evasão Escolar.

Segundo o site, shvoong.com, são vários os fatores que levam a evasão escolar: Ensino mal aplicado através de metodologias inadequadas, mal preparo do professor, problemas sociais, descaso governamental, dentre outros.

O fato é, até quando vamos ficar parados sem fazer nada?

O que você acha que causa a evasão escolar em Barrocas? E o que pode ser feito para esta situação melhorar?

7 comentários:

  1. Os motivos para o abandono da escola
    Dentre os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são mais frequentes nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries/1º ao 9º ano) os seguintes: Escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos.

    Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o ensino fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.

    Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis

    ResponderEliminar
  2. muitas crianças barroquenses deixam de ir a escola por ter que trabalhar no motor de sisal,na agricultura ou construção civil para ajudar no sustento da família,que na maioria dalas não são pequenas,outro fator que contribui para esse problema,é o uso abusivi de aparelhos eletrônicos entre outros.Portanto, cabe a sociededa e oas poderes adiministrativo fiscalizar tal situação.

    ResponderEliminar
  3. Este é um tema importante, muitos investimentos estão sendo feito nas estruturas das escolas, o professor começas a ser valorizado, ainda não o quanto merece. Para mim é preciso recuperar o orgulho do professor, sem um docente motivado e com vontade de formar bons cidadãos não teremos uma transferência de valores e de conhecimento. Também é necessário que os métodos de ensino sejam revistos, já que vivemos uma nova era e temos que acompanhar o desenvolvimento, pois as crianças e os jovens de hoje, estão ligados a internet, aos vídeos games, celulares e tocadores de MP32, muitas vezes estão anos luz a frente do que estão aprendendo na escola. Mas pecam na escrita e tem dificuldade na leitura. Com isso a cada dia os métodos de ensino ficam para eles sem graça e por isso muitos filam e até abandonam as aulas.
    Aqui em Barrocas eu imagino que o primeiro passo seria implantar políticas de incentivo, através do esporte na escola, com a realização de campeonatos internos e até entre as escolas do município, olimpíadas no fim do ano, desde o início do ano seria passado para os alunos que só participariam aqueles que não atingissem certo número de faltas.
    Outro detalhe refere-se à saída de alunos da escola, para mim deveria ter um controle maior, ou até impedir a saída, para evitar que estes alunos que saem não retornem.
    É claro que este é um tema que precisa de uma discussão mais ampla, em minha opinião ações planejada com a participação de professores, diretores, alunos e os pais poderiam reduzir a evasão escolar.

    ResponderEliminar
  4. Realmente são muitos motivos que levam a evasão escolar, porem um dos principais é a falta de incentivo por parte da educação que muitas vezes deixa a desejar e não chama a atenção dos alunos, sem interesse nos estudos os outros motivos levam facilmente os jovens a deixarem a escola.

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Concordo com vocês, É preciso que mudanças sejam feitas, devemos renovar as escolas, buscar metodologias mais atuais e que se enquadrem com a realidades da comunidades e da sociedade em geral, como Rubenilson falou anteriormente.
    Uma coisa que não concordei muito foi a questão do jovem trabalhar para o sustento, na fala de Weiller, hoje as famílias ja têm mais renda que antes, e os jovens não tem mais tanto que trabalhar por isso, antes sim esse era o problema mas hoje o maior problema é a falta de inovação na escola, não que a opinião dele esteja errada, pois ha ainda no Brasil casos que o trabalho impede do adolescente ou da criança frequentar a escola.

    ResponderEliminar
  6. Esse assunto é um dos que devemos abordar frequentimente,Pois é a educação que formará o individuo.Mas, vivemos com o descaso governamental,a falta de oportunidade de emprego para os pais que se encontram desempregados é um dos motivos que muitas crianças deixam de ir para escola,Tendo que jovens adolescentes comerçem a trabalhar no moto de sisal,Dentre outros,Nossa região é carente de oportunidades de emprego e de cursos profisionalizantes,Que não só atenda os jovens,Mas também seus pais e principalmente os desenpregados para que tenham uma vida melhor.

    ResponderEliminar
  7. Realmente,são muitos os motivos que levam a evasão escolar,um dos principais motivo é a falta de segurança nas escolas da zona rural, nos povoados não tem gurdas-noturno,pois,por mais que as escolas tenham grades não é seguro o suficiente para impedir uma evasão

    ResponderEliminar