Este fórum tem como objetivo principal a participação da população barroquense na discussão de diversos assuntos e temas assim, com participação popular poderemos buscar a solução para uma séria de questões.
Regras:
Não serão publicados comentários que no seu conteúdo ofenda, ameace ou acuse sem as devidas provas.
Só serão aceitos comentários que aborde de forma inteligente e crítica assuntos e temas.
Não serão publicados comentários que trate de questões pessoais.
Só serão aceitos comentários com identificação.

As regras não têm a finalidade de censurar opiniões e sim busca qualificar o conteúdo das discussões e debates.

Rubenilson Nogueira





sábado, 28 de agosto de 2010

TEMA DA SEMANA: RELIGIÃO

A religião tem um papel importante na sociedade, até alguns ateus concordam. Alguns apontam à elevação moral do ser humano. Outros na capacidade de unir as pessoas. Há ainda quem a defina como meio e de controlar o lado mau do ser humano.

Dê a sua opinião.

Qual o papel da religião na sociedade atual?

5 comentários:

  1. O papel da religião na sociedade é ajudar as pessoas a serem mais solidárias entre si, inspiradas nos ensinamentos do Mestre. Para nós cristãos é buscar por em prática o "Mandamento Novo": O amor fraterno que se traduz em solidariedade, serviço, perdão, compreensão, humildade..., construindo uma sociedade mais justa, mais humana, mais igualitária, mais fraterna onde não haja mais oprimidos e opressores; uma sociedade onde todos tenham acesso á cidadania e onde todos sejam tratados como filhos de Deus, sem nenhum tipo de discriminação - principalmente religiosa.

    ResponderEliminar
  2. Sei que religião, de certa forma é um assunto muito polêmico, alguns defendem com unhas e dentes o religião que segue, outros nem mesmo religião tem. Alguns até acha que líderes religiosos pensam principalmente no dinheiro, se isso é verdade não sei. O que posso dizer é que se isso acontece eles não seguem uma uma religião, muito menos a vivem. Eu diria que o principal papel da religião é fazer com que conheçamos melhor e verdadeiramente a Deus e nos aproximarmos mais Dele, com tal conhecimento e pratica os valores humanos é adquirido naturalmente. Sendo assim viver em sociedade fica bem mais fácil.

    ResponderEliminar
  3. Sim a Religião tem um papel importante na sociedade, ela ajuda o ser humano a chega a Deus ter a amor ao proxímo, dando mais cuidado nas coisas e nos atos que vaz,não importam se é Catolicos ,evangelicos,espiritismo,cladoble ou outras.O que importam mesmo é o Deus que nos servimos,Ele sim [DEUS] é a nossa religião.

    ResponderEliminar
  4. Penso que as pessoas não devem ser controladas pela religião, acredito ser um perigo, pois a qualquer momento o indivíduo pode perder a crença e sem valores morais próprios pode fazer muito mau a sociedade.

    Os seres humanos devemos desde de sedo ser conhecedores dos valores morais, cumprir as leis, respeitar o próximo e ainda dedicar parte do seu tempo à causas sociais, ações de caridade dentre outras. A religião tem papel importante na formação do indivíduo, seja ele qual for, mas o homem quando deixa de fazer algo porque o padre, o líder religioso ou o pastor não permite não o torna alguém confiável na minha humilde opinião. Para mim o homem tem que saber discernir o que é bom e o que é mau, e aí a religião pode ajudar, repito ajudar. O que deve ou não fazer, ele pode até ter como referência os ensinamentos religiosos, bíblicos, mas não fazer sob pressão, repito é um risco.

    Uma pessoa que só não rouba porque pode ir para a cadeia é confiável? Uma pessoa que só não mata porque pode não ser salvo é confiável?

    Se dou um bom dia porque quero realmente que aquele pessoa tenham um dia especial é uma coisa, agora se dou um bom dia porque é uma regra de etiqueta é completamente diferente.
    Se faço uma caridade porque a pessoa necessita de ajuda, porque estou cumprindo meu dever de cidadão é para mim uma atitude louvável, mas se faço a caridade porque busco o reino do céu estou agindo conforme meu interesse de ser salvo.

    É como se fosse uma troca.

    Quanto o papel da religião... Imagino que ele deve a cada dia unir as pessoas, ajudar os mais necessitados, buscar diminuir as desigualdades, não apenas no discurso mais na prática , ajudar a formar bons cidadão não apenas fies. E com tudo imagino que estará deixando as pessoas com um DEUS cada vez mais forte nos seus corações.

    E quem tem Deus faz por amor não por obrigação!

    Por Rubenilson Nogueira

    ResponderEliminar
  5. Conduzir as pessoas para um caminho do bem,dando suporte quando precisar. Em meio a um mundo competitivo onde um quer ser maior que os outros, a religião é fundamental, mas percebe-se que as pessoas estão de uma certa forma se esquecendo dela.
    É preciso mudar, Deus chama a todos a participar de seu rebanho, é dificil sim, mas é possível.
    Que Ele abençoi a todos.

    ResponderEliminar